Diego, o Andre tem razão em alguns pontos sim. Mas o que mais me surpreende nessas discussões é que quem é contrário à abertura do mercado brasileiro pra companhias internacionais utiliza o argumento que não é justo que uma companhia opere aqui com as facilidades de lá (ou ausência das enormes barreiras daqui), enquanto as nacionais operam nessas condições desiguais. Você na verdade está argumentando com um outro problema que precisa ser solucionado. As condições enfrentadas aqui é que precisam mudar. Talvez uma abertura de mercado facilite isso. A pressão que as próprias companhias brasileiras fazem para não ficarem pra trás quando isso vier a ocorrer. Mas não. Isso não é interessante. Não vejo as companhias brasileiras lutando por melhores condições aqui. Está muito cômodo um oligopólio onde o brasileiro não tem outra opção. Melhorar preço e serviço pra que? Quem vier de fora tentando fazer isso é covarde?
E sim, Lucro Brasil existe sim. O mercado automobilístico é um exemplo claro disso. Não é só condição de tributação e custo de mão de obra e matéria prima que elevam os preços e reduzem a qualidade do produto/serviço. É a ganância pelo lucro exorbitante.
Dá uma olhada nesse texto sobre esse exemplo no mercado automobilístico: http://www.noticiasautomotivas.com.br/lucro-brasi…
Ele é bem completo com informações, dados e ouvindo o lado das empresas também. Você percebe como funciona a mentalidade das empresas e do mercado consumidor brasileiro. Culpar única e exclusivamente a tributação o preço da matéria prima não é correto.
E a gente sabe que o exemplo não se aplica só na indústria automobilística no Brasil. Mas é o exemplo mais gritante que se tem por aqui desse problema.